Subscribe:

sábado, 23 de julho de 2011

O que são, e como funcionam as calorias ?

Nos últimos anos, as calorias têm feito sucesso - as pessoas estão toda hora contando e cortando calorias. É difícil encontrar alguma coisa no supermercado que não liste a quantidade de calorias por porção em algum lugar da embalagem.
O que são, e como funciona as calorias ?
A preocupação com a calorias é tanta, que no Brasil as embalagens de alimentos industrializados são obrigadas por lei a trazer um rótulo com os valores nutricionais por porção. Nesses valores está incluída a quantidade de calorias contidas no alimento.

Mas, você já pensou alguma vez no que é uma caloria?

O que é uma caloria

A caloria é uma unidade de energia. Tendemos a associar calorias com alimentos, mas elas se aplicam a qualquer coisa que contenha energia. Por exemplo, 4 litros de gasolina (cerca de um galão) contém cerca de 31.000.000 calorias,porém ,as calorias apresentadas nos alimento são na verdade quilocalorias, e equivalem a 4184 joules(que é uma unidade de energia).
Mais especificamente, uma caloria é a quantidade de energia ou calor necessários para levantar a temperatura de 1 grama de água em 1ºC.

O que as calorias fazem

Os seres humanos precisam de energia para sobreviver • para respirar, se mexer, bombear sangue - e retiram essa energia do alimento.

O número de calorias em um alimento é uma medida de quanta energia potencial ele possui. Um grama de carboidratos contém 4 calorias, um grama de proteína contém 4 calorias e um grama de gordura contém 9 calorias. Os alimentos são uma compilação desses três componentes. Assim, se você sabe quanto de carboidrato, de gordura e de proteína existe em um dado alimento, você saberá quantas calorias ou quanta energia o alimento contém.

0 comentários:

Postar um comentário