Subscribe:

domingo, 31 de julho de 2011

Saiba como é feito o leite em pó

Saiba como é feito o leite em pó
O Leite em pó é uma forma moderna de consumo de leite, que desidratado, tem sua longevidade estendida. O leite em pó é feito a partir da secagem do leite comum. Para extrair a água, que compõe cerca de 90% da massa do leite, as fábricas fazem-na evaporar num processo lento, que não estraga as proteínas do produto.
Primeiro, o leite escorre em paredes metálicas verticais aquecidas a 77 °C, porque o líquido não pode ser fervido. Nessa etapa evapora até 50% da água, e o leite fica pastoso. O produto concentrado segue então para uma máquina que borrifa minúsculas gotículas contra um jato de ar quente a 180 °C. Um rápido contato é o suficiente para fazer com que o restante da água evapore, e as gotículas de leite se transformem em grãos de leite seco. Então o leite é separado em diferentes fases: flocos, granulado e pulverizado.

Este leite em pó pode apresentar-se com diferentes teores de gordura, conforme o leite utilizado tenha a gordura natural do leite, seja parcialmente desnatado ou seja magro.

De qualquer forma a protéina do leite em pó é a mesma que no leite líquido, com valores próximos de 30 - 35%, o que faz um alimento extremamente interessante.

1kg de leite em pó, adicionado com água, permite obter 6-7 litros de leite recombinado.

(Fonte)

5 comentários:

Mafalda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JOVEMPONTE disse...

ola

Jaack Duarte disse...

Gosteeei ! Muito legal.

Renatux disse...

ctrl +c, ctrl +v da wikipedia, huahua

Pedro Menchik disse...

Para quem quiser uma explicação mais aprofundada: http://alimentandoadiscussao.wordpress.com/2013/05/05/leite-em-po-e-feito-de-leite-mesmo/

Postar um comentário